Oficina D - Ballet Clássico Profissionalizante
Ballet Profissionalizante Oficina D Movimento e Arte
O ballet originou-se dos entretenimentos da Itália renascentista, que evoluíram das procissões majestosas, exibições de festas e esgrimas (muitas vezes com interlúdios de canção e poesia) que animavam a nobreza medieval. Desde o início do século XV, a maioria dos tribunais italianos empregava um mestre de dança. As obras realizadas nos tribunais dos príncipes italianos passaram a ser chamadas de balli (após a palavra italiana, ballare, que significa "dançar") e apresentaram cortesãos vestidos que representavam histórias alegóricas, muitas vezes temáticas da Mitologia Grega e Romana. Sua origem remonta às apresentações de um estilo teatral conhecido como Pantomina, no qual os atores só se expressavam através da fisionomia e de movimentos corporais, normalmente sem preparo prévio.
As principais exigências do balé, resumem-se na posição ereta, na prática do en dehors (giro exterior dos membros inferiores), no corpo vertical e na simetria. O ser humano sempre se expressou através da dança, mas o balé nasceu no fim do século XV, exatamente na cerimônia de casamento do Duque de Milão com Isabel de Ararão. Logo depois, esta arte também floresceu na França, em outra festa nupcial, desta vez celebrando a união entre Catarina de Médicis e Henrique II, em 1533. Neste momento, vários espetáculos foram importados dos italianos.
A Oficina D Movimento e Arte oferece a Graduação de Ballet Clássico Profissionalizante seguindo o método de ensino da Royal Academy of Dancing de Londres. Método desenvolvido para abranger os oito anos de treinamento necessários para o aprendizado e total aperfeiçoamento da técnica da dança. Baseia-se nas valiosas tradições de diferentes escolas de balé clássico, mantendo o melhor que foi criado por nossos predecessores, ao mesmo tempo que abraça as exigências da técnica de dança clássica, como é exigido hoje pelos artistas profissionais.
Em todos os momentos, a ênfase é colocada no fluxo natural de movimento, musicalidade, alegria da dança e desenvolvimento do bailarino.
Nossa visão é ajudar a próxima geração de bailarinos a ter uma carreira duradoura como artista profissional em balé e dança.
A Oficina D Movimento e Arte orgulha-se de ser uma escola de dança e artes. Fornecemos uma educação de dança completa, ao mesmo tempo que nutre as habilidades de desenvolvimento de nossos alunos e o amor ao longo da vida, que se estende muito além do curso. A Oficina D Movimento e Arte esforça-se para desafiar cada aluno e explorar o seu próprio potencial como um artista intérprete ou executante individual, como parte integrante da formação profissional. Nossos professores altamente treinados têm muito cuidado para instruir os alunos com técnica adequada e grande disciplina em um ambiente encorajador e solidário. Acreditamos que um ambiente de aprendizagem envolvente, dinâmico e nutritivo ensina habilidades valiosas e instila disciplina com alegria e respeito, uma qualidade altamente avaliada por empresas profissionais.
A Royal Academy of Dance é a maior organização de treinamento de professores de Ballet Clássico e também de exames.
O objetivo da Academia é desenvolver os mais altos níveis de ensino. Criada em Londres, Inglaterra em 1920 por Genee, Karsavina, Bedells, E. Espinosa e Richardson, é um dos mais jovens métodos de balé, também conhecido como o estilo inglês de balé. Seu objetivo era promover a causa da dança artística em toda a Grã-Bretanha, especialmente dança clássica-acadêmica e melhoria contínua de seus padrões de ensino.
Os professores que usam o sistema da Royal Academy encorajam seus alunos a alcançar o seu melhor no entendimento, apreciação e execução do ballet clássico. Cada estágio do treinamento está dentro da possibilidade dos jovens estudantes, que, vão aumentando seus conhecimentos dos princípios do movimento e dos fundamentos do Ballet Clássico, de uma forma agradável.
Embora a dificuldade de um exercício só possa aumentar ligeiramente de grau para grau, é mais importante se o aluno está executando o passo com a técnica melhorada. Por exemplo, os exercícios de pliê são empregados consistentemente em todas as classes mais baixas para permitir que o aluno aprofundar gradualmente o pliê e melhorar a participação.
O princípio por trás disso é que, se o tempo suficiente é gasto, obtendo uma técnica ótima antes de introduzir um novo vocabulário, é mais fácil para o aluno aprender os passos mais difíceis, enquanto exercita a técnica básica ao máximo.
Em qualquer nível ou idade, os estudantes podem estar certos de que com um professor da Academia, receberão o melhor ensino através dos mais completo e bem estruturado método de ballet clássico.
Ao lado do nosso objetivo de níveis altos de ensino de ballet, a Royal Academy of Dance ressalta a importância de cada estudante conseguir atingir sua meta. Sua atuação poderá então ser avaliada através dos Exames e Avaliações, de acordo com o desenvolvimento do estudante.
"O aspecto mais identificável do método de ensino RAD é a atenção aos detalhes ao aprender a técnica básica do balé e a progressão em dificuldade é muitas vezes muito lenta..."
Baby Class (2 ½ a 3 anos de idade)
Uma classe de movimento divertido e criativo para crianças a partir de 2 anos e meio.
Essas aulas são uma introdução perfeita ao movimento e à dança e proporcionam um bom trampolim no currículo RAD. As aulas são projetadas para melhorar a confiança e a coordenação das crianças e desenvolver suas habilidades sociais. Usando uma série de adereços e música animada, as aulas garantem a captura da imaginação das crianças.
Pré-Ballet (3-4 anos de idade)
Movimento, música e magia em nosso currículo para crianças de 3-4 anos.
São aulas vivas mas estruturadas que desenvolvem habilidades físicas para crianças e incentivam a criatividade, a expressão e a musicalidade. E, por trás de toda a diversão, eles estarão realmente preparados para uma transição para o balé e outros gêneros de dança em níveis mais altos.
Pré-Primary e Primary em dança (5-7 anos de idade)
Essas classes estruturadas desenvolvem habilidades físicas, vigor, criatividade, expressão e musicalidade dos alunos usando uma variedade de movimentos e estilos musicais.
Preparam os alunos para uma transição bem sucedida para o balett e outros gêneros de dança em níveis mais elevados.
Graduação de Ballet RAD (Grau 1-8)
Pré-Primary e Primary Oficina D Movimento e Arte
A Graduação do Ballet RAD consiste em três disciplinas de dança:
Ballet: a base e a parte mais importante do programa.
Movimento livre: influenciado e incorporando movimentos em comum com outros estilos de dança, como o movimento natural, a dança clássica e a dança clássica.
Caráter: a apresentação teatral da dança nacional usando dança étnica original e música que foi livremente adaptada para o teatro. Os três estilos, húngaro, russo e polonês, foram selecionados por sua importância histórica no desenvolvimento dos balés clássicos de comprimento completo do século XIX.
Ballet Vocacional RAD (Intermediate Foundation-Advanced 2)
O Vocational Graded Examinations in Dance fornece um estudo aprofundado do balett, desenvolvendo a técnica dos alunos, música e habilidades de desempenho e introduz o trabalho de ponta para candidatas. Este treinamento altamente focado e prático prepara estudantes para uma carreira de dança ou dança. Os programas são adequados para estudantes de até 11 anos. Os alunos que desejam estudar para os exames de Graduação Profissional devem ter a maturidade e a aptidão técnica para o estudo exigente.
Ballet Clássico com foco no trabalho de Ponta (níveis intermediários)
Uma aula clássica de balé com forte foco no desenvolvimento do trabalho de ponta. Após um aquecimento estruturado, os alunos estudarão pelo menos 30 minutos de trabalho em ponta. Esta é uma oportunidade fantástica para estudantes de Nível Intermediário e acima (ou nível de Fundação Intermediária com a recomendação de um professor de Escola de Dança) para fortalecer e desenvolver sua técnica nesta área-chave do balett clássico, ao mesmo tempo em que trabalha no desempenho e habilidades artísticas.
Ballet Clássico com foco no trabalho de Ponta (níveis avançados)
Uma aula clássica de balé com forte foco no desenvolvimento do trabalho de ponta. Após um aquecimento estruturado, esta aula de 1 hora e 30 minutos dará aos alunos um mínimo de 45 minutos de trabalho em ponta. Esta é uma oportunidade fantástica para alunos de níveis avançados e acima para fortalecer e desenvolver sua técnica nesta área-chave do balett clássico.
Aula de Pas de Deux
Aula de técnica de Pas de Deux, a dança a dois do Ballet Clássico, técnica exigida por todos os Repertórios de Ballet e necessária para todo bailarino profissional.
Nessa aula, acompanhadas por um professor e um bailarino, nossas alunas aprendem e vivenciam as diferenças da técnica ao dançar com um partner.